terça-feira, 20 de outubro de 2009

WTF happened to Microsoft Brazil?

Eu acho que sou um dos poucos otár... digo, usuários domésticos que possui uma licença original do Windows em casa. Uma não, UM MONTE. A saber:
  • 1 CD do Win 98 Full, adquirido via OEM com um PC novo que comprei;
  • 1 CD do Win ME Atualização (OK, admito que cometi essa heresia, mas tava só 99 contos pôxa!);
  • 1 CD do XP Home atualização (graças à versão full do Win 98);
  • Mais 2 licenças do XP Home pré-instaladas no meu netbook e no notebook da patroa;
  • 1 CD do Vista Business que um camarada MVP trouxe dos EUA por um preço excelente;
  • 1 CD do Vista Ultimate, também adquirido por um bom preço de outro camarada que faz parte do "metiê" da Microsoft;
  • 1 Vista Home, pré-instalado no meu notebook atual;
  • 1 Win 7 Home pré-programado, que obtive "gratuitamente" através daquele programa de troca garantida oferecido pela MS, mas que pelo jeito só a Acer implementou. Gratuitamente entre aspas, pois tive de pagar 40 doletas de frete.
Enfim... NOVE cópias de diversas versões do Windows. ORIGINAIS! Que só consegui juntar graças a promoções e descontos, pois nunca teria condições de pagar a versão full de todas elas.

E eis que hoje me deparo com a seguinte notícia no IDG Now:

Usuário do Vista não terá preço diferenciado ao migrar para Windows 7

Atente para o trecho a seguir: "(...) Na prática, isso quer dizer que usuários do Vista no Brasil não terão qualquer benefício financeiro para migrar para a nova versão do sistema operacional e terão de desembolsar o mesmo valor que aqueles que decidiram não adotar o sistema lançado em 2007. Nos Estados Unidos, porém, a versão de atualização está mantida."


WTF? Que tipo de erva medicinal o presidente da Microsoft Brasil anda consumindo ultimamente? O Brasil é um dos países com maior índice de pirataria do mundo (9º colocado de acordo com este link). E no passado a Microsoft SEMPRE utilizou o esquema de atualização, onde o usuário compra uma versão nova mais barata desde que tenha uma versão anterior adquirida pelo preço integral. Uma excelente estratégia de fidelização e de combate à ilegalidade.

Então alguém me explica: por que diabos eles resolvem mudar as regras do jogo justamente agora, com o país saindo de uma recessão braba e com a moral do Windows Vista quase tão baixa quanto a do ME??? Fora que o poder aquisitivo do brasileiro médio é MUITO menor que o dos americanos...

Qualquer estagiário da ESPM iria sugerir justamente o contrário do que a empresa fez: deixar os gringos pagarem as versões full e manter a política de atualizações no Brasil para estimular o comércio de cópias originais, atrapalhando assim a máfia dos DVDs de déirreau. Mas os "gênios" da cúpula da MS Brasil não pensam assim. Eles preferem dar um tiro de canhão no próprio pé.

E agora, o que eu vou fazer com estas minhas cópias originais do Vista? (ATENÇÃO: sugestões pornográficas serão sumariamente excluídas dos comentários). ;-)

Como escrevi lá em cima, eu ainda continuo me achando! Um trouxa...

5 comentários:

Fernando FerSoft disse...

Show de bols o post iVan!!!

Muito bom.

Amanhã tem lançamento oficial do Windows 7 do Extra do Itaim Bibi.. aproveite para ir lá comprar o seu.

Anônimo disse...

Trouxa mesmo!!! Vai pro UBUNTU mané!!!

Ivan B. Prado disse...

Prezado "Anônimo", se você me ensinar a rodar o Visual Studio (que é meu ganha pão) no Ubuntu até pode ser...

Anônimo disse...

Troca tb o Visual Studio (pra trouxa) pelo Eclipse... ;-) aproveita e começa a programar em alguma linguagem de macho(sugestões: ruby, phyton)...

Ivan B. Prado disse...

Opa, que legal! Menos de 1 dia de vida e o blog já começou a atrair trolls. Isso quer dizer que tá funcionando! :-D

Postar um comentário

Comenta aí, cáspita! >:-(